sexta-feira, junho 19, 2015

As três leis de Newton

Uma breve explicação...
Newton foi um homem nascido no século passado, que mesmo depois de sua morte, ainda contribui com conhecimentos para o mundo. Ele foi o criador de algumas das leis fundamentais da física.


1ª  Lei de Newton
     A 1ª Lei de Newton é a Lei da Inércia, que é basicamente quando nenhuma força age sobre um corpo e ele consequentemente permanece no seu estado natural, ou seja, se está em repouso, permanece em repouso; se está em movimento retilíneo uniforme, permanece em movimento retilíneo uniforme.
     Exemplos:
- Quando um caderno está em repouso em cima de uma mesa e não sofre nenhuma ação externa,ele continua em repouso.
- Quando uma pessoa está em movimento retilíneo uniforme ela tende a permanecer assim, contando que nenhuma força maior se aplique sobre ela.


2ª Lei de Newton
     A 2ª Lei de Newton é também conhecida como o Princípio Fundamental da Mecânica. Segundo essa lei, para que se mude o estado de um corpo, é necessário que tenha uma força que haja sobre ele e que depende da massa que este corpo possuir.
     A segunda lei pode ser calculada da seguinte forma:
F = m.a 
F(força), m(massa), a(aceleração da gravidade)

3ª Lei de Newton
     A 3ª Lei de Newton pode ser chamada também de Lei da Ação e Reação. Essa lei diz que qualquer força aplicada sobre um corpo é devolvida com a mesma intensidade. Há uma troca de forças entre corpos, que, sua variável depende de acordo com a massa e o peso.
     Por exemplo: quando uma criança está correndo e bate em uma parede, tanto a criança quanto a parede se movem, porém, como a criança possui uma massa muito menor, ela é "empurrada" para trás e a parede se move com um intensidade quase insignificante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário